Tomates

Tomates
Uma das mais conhecidas fontes de Licopeno

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Licopeno: arma contra o envelhecimento

O consumo regular de licopeno é uma das maiores armas contra o envelhecimento do organismo, principalmente a pele, que vai perdendo sua elasticidade com o passar dos anos, e vão aparecendo rugas e manchas além da flacidez que acomete nossa estrutura epitelial.
O licopeno possui potente ação fotoprotetora, contra os estragos causados na pele pelos raios UVA e UVB, cuja radiação destrói as fibras de colágeno que dão sustentação a pele, causando aquele aspecto enrugado e envelhecido.
A grande maioria dos suplementos para pele utiliza antioxidantes como o licopno em sua formulação.
Além dos comprovados benefícios para pele, o Licopeno possui açãopreventiva contra artereoesclerose, e doenças típicas da velhice como mal de Alzheimer, e outros tipos de demência, caracterizados pelo declínio das funções mentais, como perda gradativa de memória, concentração e raciocínio cognitivo.
O licopeno retarda o aparecimento de tais sintomas, lém de proteger contra cânceres de pele, próstata, cérebro e intestino grosso.
Em estudo feito na Itália com dois grupos de controle, foi dada suplementação com licopeno para 25 voluntários, e uma pílula placebo para outro grupo de 25 voluntários.
Ambos os grupos foram expostos ao sol pelo mesmo tempo, pelo mesmo horário, sem qualquer tipo de proteção durante 15 dias; O grupo que consumiu licopeno teve sua pele consideravelmente mais protegida que o grupo que tomou placebo, sendo que os melanomas e queimaduras foram quase 70% menores em relação ao segundo grupo.
Outras várias pesquisas conclusivas, de diversos centros de pesquisas e universidades renomadas ao redor do planeta têm constatado a capacidade do licopeno contra diversas patologias e apontado seu uso como um recurso promissor na prevenção de doenças e manutenção de uma boa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário